Discografia
Demonstrando uma grande intimidade com diferentes estilos, sua discografia traduz seu talento e habilidade em transitar por universos tão distintos, aproximando-os através de uma linguagem única e inovadora.
Varandeio
Em 2012, comemorando seus 60 anos e 35 de carreira, Paulo Porto Alegre, lança Varandeio seu CD autoral solo.
Este álbum traz uma amostra de sua produção para violão solo dos últimos 30 anos, que é marcada por influências da música brasileira, do jazz e da música erudita.
onde comprar:
Distribuição: Tratore
Divertimentos
Trio Opus 12 (trio de violões), formado por Paulo Porto Alegre, Daniel Murray e Christian Dozza, interpreta neste último CD, obras de uma geração excepcional de violonistas compositores brasileiros nascidos no início da década de 50. Esses compositores tiveram em comum uma formação musical popular e erudita que os notabilizou como os mais importantes de sua geração, e trouxeram uma nova ótica para a música instrumental brasileira: Paulo Porto Alegre, Paulo Bellinati, Sergio Assad e Marco Pereira.
onde comprar:
A Queda dos Pássaros
Primeiro disco solo do violonista e compositor Paulo Porto Alegre, A Queda dos Pássaros marcou época pelo ineditismo de seu repertório. Reúne obras do século XX de compositores da Rússia, Cuba e Estados Unidos e por outro lado, obras de compositores da Inglaterra, Espanha e Brasil representado pelo próprio Paulo Porto Alegre. Este disco traz uma amostra do grande repertorio do século XX para violão solo. Um disco da máxima importância.
Gravado em: Junho/1996
Paulo Porto Alegre gravou com um violão Paul Fischer (1979)
onde comprar:
Trio
A formação de trio para flauta, viola e violão tem sua origem na trio-sonata barroca para dois instrumentos melódicos e contínuo. A formação presente neste disco teve seu auge no período clássico-romântico.Neste disco de estréia do Trio, formado por Rogerio Wolf, Marcelo Jaffé e Paulo Porto Alegre, são apresentadas obras de compositores desse período como, Kreutzer, Molino, Furstenau e Paganini.
Gravado pela Paulus 1997
Trio Opus 12
Disco de estréia do Trio Opus 12 de violões formado por Paulo Porto Alegre, Oscar Ferreira de Souza e Cleber Andreotti, apresenta obras da Renascença (Giovani Pacoloni), do período Clássico (Felippo Gragnani) e do século XX (Ferenc Farkas e Igor Stravinsky, sendo este transcrito do original para piano a quatro mãos por Paulo Porto Alegre).
Disco de referência quando se trata de trio de violões.
música marú 2013
onde comprar:
Retratos de Radamés
Projeto idealizado por Paulo Porto Alegre que foi amigo e conviveu por muitos anos com Radamés.
A gravação contempla parte expressiva de sua música de câmara em especial, a escrita com violão.
Para esse projeto uniram-se o Núcleo Hespérides - Música das Américas e o Trio Opus 12 de violões.
Petrobras 2007
Sons das Américas
O Núcleo Hespérides propõe demonstrar um pequeno programa da produção musical das Américas do século XX e XXI, e congregar em dois CD’s as mais díspares correntes estilísticas.
“O minimalismo foi a reação norte-americana ao serialismo europeu. Neste meu estudo minimalista, escrito em 2009, utilizei duas das cinco técnicas clássicas do minimalismo reichiano: a defasagem e o processo auditivo por grupo..Nesta versão, utilizo a percussão em 3 violões, palmas e temple blocks.” - Paulo Porto Alegre.
SESC 2012
onde comprar:
Mestre dos mestres
No ano em que se comemoram os 70 anos de Henrique Pinto, 4 gerações de grandes concertistas, que tiveram aulas com o mestre, se reunem para celebrar a data.
Participam dessa gravação:
Antonio Carlos Guedes, Paulo Porto Alegre , Fábio Zanon , Paulo Martelli, Duo Siqueira Lima, Brazil Guitar duo,
Franciel Monteiro e Amadeu Rosa
musica maru 2011
Movimento Violão
‘O Movimento Violão surgiu do desejo de expor as diversas linguagens deste instrumento ao grande público. Esta caixa de DVDs representa a intenção de unir escolas, tendências e mostrar toda a multiplicidade de estilos que permitiu ao violão sobreviver ao longo da história e se tornar um dos instrumentos mais amados no Brasil e no mundo.’
PAULO PORTO ALEGRE * CARLOS BARBOSA LIMA * DANIEL WOLF * EDUARDO ISAAC * QUARTETO ABAYOMI * PEDRO MARTELLI * JOÃO KOUYOUMDJIAN * JOÃO CARLOS VISTOR * DUO ASSAD * PABLO ARQUEZ * MARCO PEREIRA, PAULO MARTELLI E ORQUESTRA
SESC 2017
Reconhecido como um dos mais importantes violonistas e compositores brasileiros, Paulo Porto Alegre vem desenvolvendo um repertório único para o instrumento,que vai do erudito à musica popular, passando por refinados arranjos de The Beatles, George Gershwin, Pat Metheny e Ralph Towner, além das composições próprias - bastante elogiadas pela critica especializada - como Quatro Sonatas, 12 Estudos Populares, 24 Estudos Modais, Suite Brasileira e diversas sonatas a duo. Ao longo de sua carreira , Paulo Porto Alegre também vem tocando e gravando inúmeras obras dedicadas a ele por compositores como Aylton Escobar, Radamés Gnattali , Sergio Assad, Eduardo Fernandez e Guido Santórsola.